top of page

Passar do sonho à realidade




Todos nós temos objetivos, alguns grandes, alguns pequenos, alguns seguros e alguns ousados. Desejamos concluir uma formação, encontrar um trabalho de sonho, mudar de casa, ser mais confiantes, melhorar a nossa relação amorosa, ter uma dieta mais saudável…


Se algo é vital para nós, é necessário planear!


O estabelecimento de objetivos é amplamente aceite como a forma mais eficaz de focar a nossa atenção nas atividades certas, nos energizar e aumentar o nosso comprometimento. Ajuda-nos a decidir sobre as coisas novas (e realistas) que queremos alcançar, planear como alcançá-las. Confere uma orientação sobre os passos que devemos dar para, de forma estruturada, os atingir.


Portanto, devemos decidir o que é benéfico para o nosso próprio bem-estar e definir metas em conformidade.


No entanto, a menos que o objetivo seja bem formulado, com a estratégia apropriada e as ações direcionadas, faltar-lhe-á propósito, relevância, direção e responsabilização. A capacidade de planear impacta positivamente o nosso controlo percebido sobre os resultados das metas e do nosso futuro. Além disso, o estabelecimento e o cumprimento de objetivos promovem o desenvolvimento de um senso de auto-eficácia, elevando a nossa confiança esperança de que as nossas vidas podem ser definidas à nossa maneira.


Existem muitos tipos de objetivos. Mas, em última análise, todos os objetivos se resumem a uma coisa:


Mudar.


Queremos passar de um estado para outro, de onde estamos agora para onde queremos estar. De um “estado de ser” atual, que não nos preenche, para uma nova versão da qual nos orgulhamos, que representa a nossa verdadeira essência.


A maioria de nós não define objetivos com base em modelos eficazes, o que resulta em procrastinação, frustração, sensação de inadequação e desistência dos nossos sonhos.

No coaching existe uma máxima: se não atingimos os resultados esperados, alteramos e adaptamos o objetivo, em oposição a forçar a obtenção dos mesmos. Porque quando uma flor não desabrocha, mudamos o seu ambiente, não a própria flor.


Um processo de Coaching é fundamental para a delineação de objetivos que sejam alinhados com os valores de cada indivíduo, que sejam a expressão das suas próprias necessidades. Assim como para o cumprir de planos de ação exequíveis, ultrapassando as barreiras mentais que limitam o indivíduo a viver os seus sonhos.


Então, convido-te a concretizar os teus sonhos e arriscar passar da visualização à ação!

0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page